Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Por que engordamos?

Publication date: 05-03-2015 17:27

news_archive_02

Na 2ª feira, 9 de Março de 2015, pelas 18h, no RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no piso térreo do Departamento de Física da FCTUC, realiza-se a palestra intitulada “Por que engordamos?”, com a Nutricionista Ana Carvalhas e apresentação de Luiz Miguel Santiago.

RESUMO:
Tim Noakes
, professor da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, autor do livro“The real meal revolution”, está a conseguir mudar o paradigma da alimentação que resultou das orientações alimentares implementadas nos Estados Unidos da América no final da década de 70, que foram seguidas também noutros países. O Prof. Noakes afirma nessa obra:

“Em 1977, o governo dos Estados Unidos publicou as orientações dietéticas e um conjunto de directrizes que defendiam uma dieta rica em carboidratos e pobre em gordura, exactamente o oposto da alimentação que temos vindo a seguir desde o tempo dos primeiros hominídeos. Segundo estas directivas, devemos comer seis a onze porções de fornecedores de carboidratos por dia e o açúcar é excelente para adicionar a tudo. Esta dieta foi adoptada na maior parte do mundo ocidental e uma infinidade de produtos magros chegaram às prateleiras dos supermercados. O efeito destas orientações americanas foi desastroso para a nossa saúde. Desde o início de 1980 a incidência de obesidade e diabetes tem aumentado a um ritmo galopante.”

As orientações alimentares vão, portanto, ter de mudar. Conheça o novo paradigma da alimentação defendido pelo Prof. Tim Noakes, que será fundamental para a prevenção da diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, entre outras. Conheça também quais são os factos nutricionais e clínicos que sustentam a necessária mudança.

SOBRE A PALESTRANTE:
Ana Margarida da Silva Dias Branco Carvalhas
, nutricionista licenciada na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 1991, Inscrita na Ordem dos Nutricionistas, exerce a sua actividade profissional no centro de Saúde de Eiras do ACES Baixo Mondego. Trabalhou em duas das maiores multinacionais da alimentação, Nestlé e McDonald’s e integra, desde 2004, o Departamento Médico do Futebol profissional da Académica de Coimbra (AAC-OAF). É consultora nas áreas da nutrição e alimentação da Fundação Portuguesa de Cardiologia. É autora do livro “Emagrecer é…” (Gradiva, 2010) e do blogue sobre alimentos, nutrição, saúde e longevidade “Comer bem até aos 100”, on-line desde 2007.

< Cartaz > - < Facebook >
Contactos: ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699  -  (Entrada livre; Público em geral)