Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Apresentação do livro “Portugal e o espaço”

Publication date: 17-02-2016 22:54

portugal_e_o_espaco_thumb.jpg

Amanhã, 5ª feira, 18 de Fevereiro de 2016, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no Departamento de Física, a apresentação do livro “Portugal e o espaço” de Manuel Paiva, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. A apresentação será feita por Rui Marques, director do LIP‐Coimbra, e Gonçalo Quadros, CEO da Critical Software e conta com a presença do autor,Manuel Paiva, físico nascido no Porto em 1943 que fundou em 1994 o Laboratório de Física Biomédica da Universidade Livre de Bruxelas, de que foi Director. Carlos Fiolhais, director do RÓMULO, será o anfitrião.

Resumo do Livro:

A investigação espacial realizada em Portugal tem um nível muito aceitável, se levarmos em conta a dimensão do país. Compreender as razões deste sucesso talvez possa fornecer algumas indicações sobre a sua eventual transposição para outros setores da economia. São apresentados 17 institutos de investigação cuja produção científica global é particularmente elevada e 20 empresas que têm uma actividade espacial em Portugal. A colaboração entre o investigador que vai utilizar um certo instrumento e a empresa que o constrói pode ser um elemento impulsionador da indústria de alta tecnologia. A exploração espacial pode também inspirar jovens a abordar estudos no domínio da ciência e da tecnologia.