Quark! 2014 – “Biologia e Cristalografia”

Publication date: 26-03-2014 22:33

news_archive_06

A 28 de Março de 2014, às 21h15, no RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no Departamento de Física da FCTUC, realiza-se a palestra intitulada“Biologia e Cristalografia”, com o Bioquímico David Marçal, no âmbito do Projecto Quark! 2014 dedicado ao “Fascinante mundo dos cristais”

BIOGRAFIA DO ORADOR
Doutorado em Bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa, em 2008, fez investigação científica em contexto industrial e académico. Desde 2003 que é autor do Inimigo Público, um suplemento satírico do jornal Público, tendo escrito centenas de textos de humor sobre temas científicos. Escreveu sobre ciência para crianças na revista kulto, uma publicação distribuída com o jornal Público. Em 2006 foi por um curto período jornalista de ciência do Público. Desde 2009 que é coordenador dos Cientistas de Pé, um grupo de ‘stand-up comedy’ com cientistas. É autor de vários espectáculos de teatro sobre temas científicos, alguns deles inicialmente criados para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Escreveu programas de televisão sobre ciência e é autor do livro “Darwin aos tiros e outras histórias” (Gradiva, 2011). Em 2010 venceu o Prémio Químicos Jovens, promovido pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Gradiva e o Prémio Ideias Verdes, promovido pela Fundação Luso e pelo Jornal Expresso.

BREVE RESUMO DA PALESTRA
A cristalografia de raios-X é uma ferramenta notável, que nos últimos 100 anos permitiu conhecer a forma das moléculas em três dimensões e prova disso, são os 29 Prémios Nobel para linhas de investigação relacionadas com a cristalografia de raios-X. Boa parte do que sabemos sobre a estrutura e função de moléculas biológicas deve-se à cristalografia de raios-X. É o caso da determinação da estrutura do ADN e do ribossoma, a máquina de fazer proteínas na célula. Os progressos desta área, que cruza a biologia com a física, têm sido vertiginosos ao longo das últimas décadas. E são para continuar!

Projecto Quark! – Escola de Física para Jovens (http://quark.fis.uc.pt/)
Cartaz: link
Facebook: link
Contactos: ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699