a carregar...

Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Destaques

"Questões climáticas na presidência de Trump"

Publication date: 24-01-2017 17:44

Questões climáticas na presidência de trump_thumb

Na próxima 5ª feira, 26 de Janeiro de 2017, às 18.00h, realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra "Questões climáticas na presidência de Trump"

O palestrante é o Físico Filipe Duarte Santos, Carlos Fiolhais, director do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, apresentará o convidado. 


RESUMO DA PALESTRA

Nesta sessão, o Físico Filipe Duarte Santos abordará a ciência das alterações climáticas, o movimento dos negacionistas, a pós-verdade e o Presidente Donald Trump, a luta entre a indústria dos combustíveis fósseis e os partidários da transição energética, o Acordo de Paris e o futuro do clima da Terra. 
Num tempo de mudança da política mundial serão discutidos os problemas ambientais que nos afectam a todos. Haverá diálogo com a audiência.

  
Filipe Duarte Santos

Filipe Duarte Santos é licenciado em Geofísica pela Universidade de Lisboa, doutorado em Física Nuclear pela Universidade de Londres e, desde 1979, professor de Física na Universidade de Lisboa, regendo várias disciplinas nas áreas da Física, Ambiente e Alterações Globais, além de professor convidado em várias prestigiadas Universidades dos Estados Unidos e Europa. Foi vice-presidente do Instituto de Meteorologia de Portugal entre 1987 e 1988, tendo posteriormente coordenado a redacção do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Posteriormente, em 1998, passou a integrar o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e entrou como membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa.

Ao longo dos anos tem coordenado diversos projectos nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e alterações globais, dos quais se destacam a sua acção como investigador coordenador do Projecto SIAM – Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1999-2002) e responsável do projecto PORTCOAST, Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa. É autor de vários livros, alguns dos quais publicados na Gradiva. Foi o director do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa e foi galardoado em 2008 com Prémio Universidade de Lisboa. 


ENTRADA LIVRE 

Público-alvo: Público em geral

[FOTOGRAFIAS DO EVENTO]

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cartaz > – < Facebook >

Contactos: Maria Manuela Serra e Silva – ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699