Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Resultado do Concurso “Rómulo de Carvalho – O Engenho na Região Centro”

Publication date: 30-11-2012 20:31

romulo_logotipo.jpg

O 1º lugar do Concurso “Rómulo de Carvalho – O Engenho na Região Centro” foi atribuído ao trabalho intitulado “Engenho da Quinta dos Salgueiros”.

1º Prémio:

• Nome: João Pedro Bento Folhas
  • Escola: Escola Secundária de D. Duarte
  • Idade: 16
  • Ano de escolaridade: 11
  • Título do Trabalho: Engenhos da Quinta dos Salgueiros
  • Assunto e Descrição Sumária:    Na Quinta dos Salgueiros praticava-se agricultura de regadio em que a água era extraida de poços por dois tipos de engenhos: nora e cegonha. A nora era um engenho muito complexo e despendioso devido ao material utilizado – ferro. Necessitava de cuidados especias para a sua manutenção. A cegonha terá surgido antes da nora, tratando-se de um engenho simples e rudimentar, menos despendioso quer no material usado quer na sua manutenção, pois era constiruido fundamentalmente por madeira.Estes engenhos deixaram de ser utilizados com o aprecimento dos motores de rega a petróleo.
  • Trabalho: link
  • Constituição do Júri:     Prof. Doutor Carlos Fiolhais, Prof. Doutor João Paiva e Prof. Doutora Carla Morais