Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Destaques

Resultado do Concurso “Vídeos Laboratoriais em Telemóvel: 3ª edição” (A química pela lente do telemóvel)

Publication date: 05-11-2012 20:26

romulo_logotipo.jpg

O resultado do Concurso “Vídeos Laboratoriais em Telemóvel – 3ª edição” foi o seguinte:

1º Prémio:

• Nome1: Francisco José Limpo Serra Santos Dias
  • Nome2: Luís Paulo Leite Mota Almeida
  • Nome3: Francisco Machado
  • Idade: 16
  • Ano de escolaridade: 11
  • Título do Vídeo: Coração de Mercúrio
  • Assunto e Descrição Sumária: Química experimental.  Será que é possível fazer um metal bater como um coração? A fim de responder a esta pergunta e no âmbito do “Concurso de Vídeos Laboratoriais em Telemóvel- 3”, um grupo de alunos do Colégio Cedros: Francisco Machado, Francisco Dias e Luís Almeida realizaram uma atividade laboratorial, a qual denominaram “Coração de Mercúrio”. Começámos por preparar duas soluções, uma de ácido sulfúrico e outra de dicromato de potássio, de 6 mol/dm3 e 0,1 mol/dm3, respetivamente. Para observarmos a contração do mercúrio, vertemos algumas gotas de mercúrio para um vidro de relógio e cobrimos as gotas com a solução de ácido sulfúrico previamente preparada. Posteriormente adicionámos algumas gotas da solução de dicromato de potássio, que tem aqui o papel de oxidante, e aproximámos o prego de ferro do mercúrio. Foi de facto possível observar algumas contrações do mercúrio, que era o objetivo desta pequena experiência.

2º Prémio:

• Nome1: João Paulo Dias Salvador
  • Nome2: Pedro Miguel Silva Nunes
  • Idade: 17
  • Ano de escolaridade: 12
  • Título do Vídeo: Afinal de que materiais são constituídas as moedas?
  • Assunto e Descrição Sumária: Reações químicas envolvendo metais e ácidos.    Neste filme o nosso objectivo foi apurar de que é que as moedas de cêntimos são constituídas. Sendo assim, recorre-mos a processos químicos que envolveram ácido sulfúrico e ácido nítrico para verificar se havia cobre na constituição das moedas. Posteriormente recorremos a um íman para ver se havia mais algum constituinte metálico nas moedas. Podemos concluir, finalmente, afirmando que as moedas têm cobre e outros metais (estanho, pesquisa) na sua constituição.

3º Prémio:

• Nome1: Emanuel Matias
  • Nome2: João Souto
  • Idade: 17
  • Ano de escolaridade: 12
  • Título do Vídeo: Vitamina C – qual a massa de um comprimido?
  • Assunto e Descrição Sumária: Química – Titulações redox.    Nesta atividade prático-laboratorial, nós realizámos uma titulação oxidação-redução para determinar a quantidade de vitamina C num comprimido de cecrisina. Para isso, a reação contou com os reagentes: iodeto e iodato de potássio (titulante), uma solução diluída de vitamina C, ácido clorídrico e amido; a reação está apresentada no vídeo. Foi titulado a solução de iodeto de potássio + vitamina C (titulado) pela solução de iodato de potássio; o ácido clorídrico serviu para tornar o meio ácido (adição de H+) e o amido foi o indicador. A solução, outrora amarela (cor da solução diluída inicial) passou a esverdeada (cor resultante da presença do amido). De uma forma geral, o iodato reage com o iodeto de potássio, formando-se o iodo (I2). O iodo, ao reagir com o ácido ascórbico (vulgarmente conhecido como vitamina C) forma o ião iodeto (I-), que confere uma cor acastanhada à solução. Quando toda a vitamina C se esgotar, o iodo por reagir, juntamente com o amido, conferem uma cor escura muito intensa à solução. Por último, sabendo a quantidade de iodato de potássio (KIO3) utilizado, conseguimos calcular a quantidade de vitamina C no comprimido, através da estequiometria das reações apresentadas.De facto, e como nota de curiosidade, o resultado final foi de 0,98 g, pelo que se verificou a quantidade referida na embalagem e o objetivo inicial da experiência.

Constituição do Júri:

•     Prof. Doutor Carlos Fiolhais, Prof. Doutor João Paiva e Prof. Doutora Carla Morais