Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Debate “Ciência Aberta na Universidade de Coimbra : que valor para os investigadores?"

Publication date: 23-10-2017 14:20

OpenAccess

Na próxima sexta-feira, dia 27 de Outubro às 15:30h, vai ter lugar no RÓMULO Centro Ciência Viva da UC, um debate  sob o lema “Everywhere”. Este evento insere-se na iniciativa da Semana Internacional do Acesso Aberto, que decorre de 23 a 29 de outubro de 2017.


Painel de convidados

  • Professor Doutor Amílcar Falcão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para as áreas de ação da  Investigação Inovação, Fundos Estruturais, Desporto, Bibliotecas da Universidade de Coimbra.
  • Professora Doutora Maria Manuel Borges, Diretora do 3º Ciclo em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Membro do Grupo de Trabalho sobre a Política Nacional de Ciência Aberta do MCTES. 
  • Professor Doutor Carlos Manuel Baptista Fiolhais, Professor Catedrático do Departamento de Física da Universidade de Coimbra e Diretor do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Moderadora

  • Mestre Ana Eva Miguéis, Coordenadora do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra. 

Organização

  • SIBUC – Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra

  • Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

  

Sinopse 

A Ciência Aberta tem vindo a afirmar-se como uma nova forma de  produzir e de partilhar  o conhecimento científico, não apenas entre a comunidade cientifica mas também no âmbito da sociedade em geral. Entre os valores que defende, contam-se: o acesso aberto a dados de investigação e a publicações científicas, sobretudo quando resultam de projetos com financiamento público; o incremento dos processos de investigação colaborativos; o reforço do impacto da ciência nas práticas e na consciência dos cidadãos. Qual a importância de que se revestem estes princípios para o investigador? De que modo a Universidade de Coimbra encara este desafio e o põe em prática? Em que ponto nos encontramos no que diz respeito à implementação destes valores?​

*Fotografias do evento*

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em Geral

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Open Access (site) > – < Facebook >

Contactos: Maria Manuela Serra e Silva – ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699