Sistemas de gestão de energia: oportunidades e desafios

Publication date: 24-04-2015 16:57

news_archive_01

Na 3ª feira, 28 de Abril de 2015, pelas 18h, no RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no piso térreo do Departamento de Física da FCTUC, realiza-se a palestra intitulada “Sistemas de gestão de energia: oportunidades e desafios”, com Jorge Landeck, Co-fundador e CTO da ISA Energy e Professor do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Esta palestra insere-se no ciclo “À Luz da Ciência”, dinamizado pelo Bioquímico António Piedade, que decorrerá de Fevereiro a Junho de 2015.

SINOPSE DA PALESTRA:

A gestão dos recursos energéticos constitui atualmente um fator crítico para o crescimento sustentável da sociedade. Torna-se indispensável promover a adoção de políticas, ferramenta e comportamentos que garantam a redução dos consumos, dos custos e dos desperdícios.
   Por outro lado, a liberalização do mercado da energia em curso está a promover o aparecimento de novos operadores (modelos de negócio) e, com estes, esquemas tarifários mais complexos e mecanismos de gestão da procura.
    Neste contexto, a evolução dos sistemas de gestão de energia tem sido rápida, surgindo atualmente como ferramentas poderosas de análise e processamento de informação que tiram partido das mais recentes tecnologias de comunicação sem fios e de computação móvel.
     Nesta palestra, descrevemos as principais características e tendências dos sistemas de gestão de energia, bem como, os desafios que persistem à sua utilização em larga escala.

< Cartaz > - < Facebook >
Contactos: ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699  -  (Entrada livre; Público em geral)