Imprensa da Universidade

Norma APA

1. Monografias

Apelido do autor, Maiúsculas das iniciais dos primeiros nomes. (data). Título do livro: subtítulo. (edição). Local de edição: Editor.

Ex.: Cantor, C.R. & Smith, C.L. (1999). Genomics: the science and technology behind the Human Genome Project (2nd ed.). New York: John Wiley & Sons.

2. Partes ou artigos de monografias

Apelido do Autor, Maiúsculas das iniciais dos primeiros nomes. (data). Título do capítulo/parte da obra. In Maiúsculas das iniciais dos primeiros nomes Apelido(Ed./ Coord./Ed. Lit./etc.), Título da obra completa: subtítulo, (edição) (paginação). Local de publicação: Editor.

Ex.: Reilly, P. R. (1997). Laws to regulate the use of genetic information. In M. A.Rothstein (Ed.), Genetic secrets: protecting privacy and confidentiality in the genetic era (369-391). New Haven: Yale University Press.

3. Artigos de publicações em série

Apelido Autor, Maiúsculas das iniciais dos primeiros nomes (data). Título do artigo: subtítulo do artigo. Título da revista, vol. (n.º ou supl.), páginas.

Ex.: George, A. L. Jr. & Neilson, E. G. (2000). Genetics of Kidney Disease. American Journal of Kidney Diseases, 35 (4), 160-169.

4. Manuscritos ainda não publicados (tais como dissertações)

Apelido Autor, Maiúsculas das iniciais dos primeiros nomes. (data). Título da obra: subtítulo. Dissertação/Tese, Instituição, Localidade, País.

Ex.: Horta-Monteiro, M.C.S.M. (1994). Utilização de Água Residual Urbana na Cultura de Azevém (Lolium multiflorum Lam.). Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Agronomia – Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

Ex.: Tingle, C.C.D. (1985). Biological control of the glasshouse mealybug using parasitic hymenoptera. Ph.D. Thesis, University of London, London, United Kingdom.

5. Recensões

Ex.: Baumeister, R. F. (1993). Exposing the self-knowledge myth [Recensão a The self-knower: A hero under control, by R. A. Wicklund & M. Eckert]. Contemporary Psychology, 38, 466-467.

6. Referências bibliográficas eletrónicas

Apelido Autor, Maiúsculas das iniciais dos primeiros nomes ou autor coletivo (data). Título do artigo. Título da Publicação. Numeração, Localização na publicação. Disponibilidade e acesso.

Ex.: Fine, M. & Kurdek, L. A. (1993). Reflections on determining authorship credit and authorship order on faculty-student collaborations. American Psychologist, 48, 1141-1147. Acedido a 7 de junho de 1999, em http://www.apa.org/journals/amp/kurdek.html.

Apelido Autor, Maiúsculas das iniciais dos primeiros nomes ou Autor coletivo (data). Título do livro: subtítulo. Disponibilidade e acesso.

Ex.: Bryant, P. (1999). Biodiversity and Conservation. Acedido a 4 de outubro de 1999, em http://darwin.bio.uci.edu/~sustain/bio65/Titlpage.htm.

7. Legislação ou normas

Ex.: Portaria n.º 809/90 de 10 de setembro. Diário da República n.º 209/90 - I Série. Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, da Saúde e do Ambiente e Recursos Naturais.

Ex.: NP 405-1 (1994). Norma portuguesa para referências bibliográficas: documentos impressos. Lisboa: Instituto Português da Qualidade.