Imprensa da Universidade

Anabela Leal de Barros

Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos Humanísticos. Doutorou-‑se em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2008, sendo Mestre em Linguística Histórica, Linguística Românica e Crítica Textual pela mesma instituição (2000). Desenvolve os seus trabalhos de investigação e lecionação essencialmente no âmbito da Linguística Histórica, da História da Língua Portuguesa, da Filologia e Ecdótica e da Gramática Aplicada, áreas a que se reporta a maior parte dos livros e artigos científicos que desde 1994 tem publicado. Professora universitária desde 1991, tem-se dedicado à edição e estudo de poesia barroca com base na tradição manuscrita, e ainda de códices de épocas e âmbitos diversos, incluindo o da culinária, e de manuscritos e impressos lexicográficos e gramaticográficos envolvendo o português, monolingues e multilingues, desde o século XVI.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2959-9200

Obras editadas na IUC: