Imprensa da Universidade

Angelo Brigato Ésther

Angelo Brigato Ésther é professor associado da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade de Juiz de Fora (FACC/UFJF). Doutorou-se em Administração, em 2007, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com uma tese sobre a identidade dos gestores da alta administração de universidades federais. Realizou seu pós-doutorado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), tendo como objecto de estudo a universidade brasileira, no que diz respeito à sua história e identidade institucional, temas sobre os quais tem publicado no Brasil, em Portugal e Espanha. Atualmente tem pesquisado e publicado acerca da relação entre história, identidade e gestão das universidades, a partir das concepções de diversos actores sociais e da posição oficial. Colaborou, ainda, com colegas do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF na realização de estudos acerca de política industrial, com a decorrente publicação de “Variedades de capitalismo e política industrial: formas institucionais e inovação tecnológica” e “Política industrial de países selecionados: Brasil, Rússia, Índia, e China (BRICS)”, livros publicados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em 2011.

Obras editadas na IUC:

Que Universidade? Interrogações sobre os caminhos da Universidade em Portugal e no Brasil