Imprensa da Universidade

Carlos Alberto Martins de Jesus

Carlos A. Martins de Jesus é Doutor em Letras pela Universidade de Coimbra, na especialidade de Literatura Grega (2012), Mestre (2007) e Licenciado (2005) pela mesma instituição, desenvolvendo à data um projeto de Pós-doutoramento em torno da Antologia Grega. Tem trabalhado sobretudo com poesia grega (arcaica, clássica e tardo-clássica) e iconografia, em especial a cerâmica grega. Com várias dezenas de trabalhos publicados, entre monografias, comunicações e artigos em revistas nacionais e internacionais da especialidade, assinou a tradução portuguesa de obras como os Fragmentos Poéticos de Arquíloco (2008), o Diálogo sobre o Amor de Plutarco (2009), os Anacreontea (2010), Suplicantes de Ésquilo (2012) e As Vespas de Aristófanes (2010). Tem ainda trabalhado como dramaturgo, encenador, produtor e ator no âmbito do teatro de tema clássico, em Portugal e Espanha.

Obras editadas na IUC:

Intervenientes, discussão e entretenimento No Banquete de Plutarco

Antologia Grega, Epigramas Ecfrásticos (Livros II e III)

Nomos, Kosmos & Dike in Plutarch

Baquílides: Odes e Fragmentos