a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Carlos Vidal

Artista e professor. Licenciado em Pintura pela FBAUL, onde lecciona Pintura, Composição, Instalação, Temas de Arte Contemporânea (Mestrado de Pintura) e seminários de doutoramento. É doutorado em Belas-Artes/Pintura com a tese «Invisualidade da Pintura: História de uma Obsessão (de Caravaggio a Bruce Nauman)» (FBAUL, 2009).

Participou nas mais significativas exposições da década de 90: «Imagens para os Anos 90» (Serralves, 1993), «Espectáculo, Disseminação, Deriva, Exílio: um Projecto em Torno de Guy Debord» (Beja, 1995), «Anatomias Contemporâneas: o Corpo na Arte Portuguesa dos Anos 90» (Oeiras, 1998) e várias edições dos Encontros de Fotografia de Coimbra.

Representado em colecções particulares e institucionais (Museu de Arte Contemporânea-Serralves, Porto; MEIAC, Badajoz; CAV, Coimbra, etc).

É desde 1992 correspondente de «Lapiz» (Madrid) e de outras publicações nacionais e estrangeiras. Entre várias participações em livros colectivos, destacar-se-á: «En Tiempo Real», Fundación Luís Seoane, A Coruña, 2001; «Del Arte Impuro», Generalitat Velenciana, 1997; «Over Here», The MIT Press, 2004, com 2ª edição 2007. Publicou vários livros, sendo o mais recente «Deus e Caravaggio: A Negação do Claro-Escuro e a Invenção dos Corpos Compactos» (2011).

Obras editadas na IUC:

Deus e Caravaggio