Imprensa da Universidade

Gabriele Cornelli

É professor de Filosofia Antiga (Adjunto IV) do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado em Filosofia Antiga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pela Università degli Studi di Napoli, Federico II (Itália) e pela Universidade de Oxford (Reino Unido), é Orientador no Programa de Mestrado em Filosofia ,e do Mestrado e Doutorado em Bioética da UnB. Já foi coordenador de ambos os Programas e também Coordenador do Núcleo de Estudos Clássicos (NEC) da mesma Universidade. Editor da revista Archai (www.archai.unb.br/revista), dirige a Cátedra UNESCO Archai: as origens do pensamento ocidental (www.archai.unb.br) e o GT-Platão e Platonismo da ANPOF. É Editor de três Coleções: a coleção Archai (Annablume, SP), a coleção Cátedra (Paulus, SP) e a coleção Filosofia e Tradição (UNESCO). É também Membro do Conselho dos Diretores Generais da coleção Classica Digitalia (Imprensa da Universidade de Coimbra/Annablume Classica) e membro do Conselho Editorial da Editora Annablume (SP). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2012-13) e Presidente da Sociedade Brasileira de Platonistas (2008-2010). É também sócio honorário da Società Italiana di Storia della Filosofia Antica (2013-), membro-fundador da International Association for Presocratic Studies e Presidente da International Plato Society (2013-2016 - platosociety.org). É co-orientador do Doutoramento em Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra (Portugal) e professor Visitante do Departamento de Ancient Studies da University of Stellebosch (África do Sul). Seu último livro, In Search of Pythagoreanism, foi publicado pela editora De Gruyter (Boston/Berlin, 2013).

Obras editadas na IUC:

Dos Homens e suas Ideias: Estudos sobre as Vidas de Diógenes Laércio

Representações da Cidade Antiga: categorias históricas e discursos filosóficos

Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental nº 12

Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental nº 13

Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental nº 14

Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental nº 15

Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental nº 16

Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental nº 17

Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental nº 18

Cosmópolis: mobilidades culturais às origens do pensamento antigo