Imprensa da Universidade

Hermes Augusto Costa

Sociólogo. Doutor em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde é docente desde 1994. Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) desde 1993 (Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades). Desde 2008 é cocoordenador do Programa de Doutoramento em “Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo” (CES/FEUC).

Alguns dos seus livros: Sindicalismo global ou metáfora adiada? Discursos e práticas transnacionais da CGTP e da CUT. Porto: Afrontamento, 2008; As vozes do trabalho nas multinacionais: impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal (coautoria com Pedro Araújo). Coimbra: Almedina/CES, 2009. [Prémio Agostinho Roseta/6ª edição, atribuído em 2011 pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social]; O sindicalismo português e a nova questão social: crise ou renovação? (coorganização com Elísio Estanque). Coimbra: Almedina/CES, 2011.

Obras editadas na IUC:

Conselhos de Empresa Europeus: um estudo dos setores metalúrgico, químico e financeiro em Portugal