Imprensa da Universidade

João Corrêa-Cardoso

João Corrêa-Cardoso Doutorado em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é Professor Auxiliar de Linguística Portuguesa nessa instituição. A 26 de Julho de 1999, no Instituto de Letras da UERJ, Rio de Janeiro – Brasil, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Lingüístico e Filológico Oskar Nobiling e o respectivo Diploma pela Sociedade Brasileira de Língua e Literatura. Da sua carreira docente salienta-se a leccionação em Seminários de Romanística das Universidades alemãs de Hamburg, de Göttingen, de Kiel, de Leipzig, de Freiburg e de Jena. Tem publicado diversos trabalhos, sobretudo na área da Sociolinguística – nas vertentes rural, urbana e escolar –, e ainda na área da Dialectologia, de que se poderão destacar os seguintes títulos: O Dialecto Misto de Deilão (1995), Estudo de sociolinguística escolar em torno das atitudes das crianças de Maputo (I) (1998), Sociolinguística rural. A freguesia de Almalaguês. (1999), Wo meine Heimat ist, weiss ich nicht genau: aspectos da construção linguística da identidade em crianças portuguesas residentes em duas cidades alemãs (2000), Sociolinguística urbana de contacto. O português falado e escrito no Reino Unido (2004).

Obras editadas na IUC:

Romanística - Um