Imprensa da Universidade

Jorge Flores

Jorge Flores (n. 1964) é Doutor em História pela Universidade Nova de Lisboa e Agregado pela mesma Universidade. Iniciou a sua docência universitária na Universidade de Macau e ocupa actualmente a Cátedra Vasco da Gama do Instituto Universitário Europeu, Florença (Itália), tendo sido anteriormente professor associado na Universidade de Brown (Providence, Rhode Island, EUA). Especializou-se na história do império asiático português, devotando particular atenção à Ásia do Sul e às interacções socio-culturais entre a Europa e a Ásia na época moderna. Além de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e de capítulos incluídos em obras colectivas, é autor de Os Portugueses e o Mar de Ceilão: trato, diplomacia e guerra, 1498-1543 (1998); Os Olhos do rei. Desenhos e descrições portuguesas de Ceilão (1624, 1638) (2000); A Taprobana e a Ponte de Rama. Estudos sobre os Portugueses em Ceilão e na Índia do Sul (2004); ed. (com Nuno Vassallo e Silva), Goa e o Grão Mogol (2004); ed., Re-exploring the Links. History and Constructed Histories between Portugal and Sri Lanka (2007); ed. (com Rudi Matthee), Portugal, the Persian Gulf and Safavid Persia (2011). É desde 2006 um dos editores da série “Maritime Asia”, publicada pela Harrassowitz Verlag.

Obras editadas na IUC:

Nas Margens do Hindustão