Imprensa da Universidade

José Luís Brandão

José Luís Brandão, Professor associado do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, dedica-se ao estudo da língua, cultura e literatura latina (epigrama, romance latino, biografia, historiografia), bem como da história de Roma, no âmbito da qual tem promovido projectos de colaboração. Entre os autores que tem estudado salientam-se Marcial, Suetónio, a História Augusta e Plutarco, sobre os quais publicou diversos estudos e traduções. No que respeita ao teatro clássico, tem desenvolvido actividade relacionada com a tradução e produção dramática (actor, encenador e consultor) no grupo de teatro Thíasos.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3383-2474

Obras editadas pela IUC:

Vidas de Galba e Otão

História Augusta Vol. I: Vidas de Adriano, Élio, Antonino Pio, Marco Aurélio, Lúcio Vero, Avídio Cássio e CómodoA queda de Roma e o alvorecer da Europa

Saberes e poderes no mundo antigo: estudos ibero-latino-americanos. volume I

História de Roma Antiga. Das origens à morte de César. Volume I