Imprensa da Universidade

Mafalda Ferin Cunha

Nasceu em 1965. Licenciou-se em 1988 em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. Em 1993 obteve o Mestrado nesta universidade, com a tese “A fiel e verdadeira relação que dá de seus sucessos a criatura mais ingrata a seu criador”, versando o tema das autobiografias de religiosas portuguesas do século XVII. Tendo entrado para a Universidade Aberta, em 1989, como assistente estagiária, veio a apresentar o doutoramento, em 2000, com a tese Persuasão e deleite na Nova Floresta do Padre Manuel Bernardes (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002). Em 2007 publicou, na Série de Cultura Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian, as Obras poéticas de António Barbosa Bacelar (1610-1663). Tem publicado artigos sobre autores do período barroco (Padre António Vieira, D. Francisco Manuel de Melo, D. Tomás de Noronha) em revistas e atas. Colaborou no Dicionário Luís de Camões. Editou A poesia de Martim de Castro do Rio (c. 1548-1613) e preparou o volume “Padre António Vieira”, para a coleção Cânone das Edições 70, atualmente no prelo.

Obras editadas na IUC:

A poesia de Martim de Castro Rio (c. 1548-1613)