Imprensa da Universidade

Margarita Torremocha Hernandéz

Doutora em História pela Universidade de Valladolid (1989), onde exerce a sua atividade como professora de História Moderna. Entre as suas linhas de investigação destaquem-se a História da Universidade de Valladolid, a festa como expressão do poder, as formas de sociabilidade no Antigo Regime, a mulher nas sociedades modernas e a justiça em Castela na Idade Moderna. Pertenceu a uma dúzia de equipas de investigação e é atualmente investigadora principal do Projecto de Investigação financiado pelo Ministerio de Economía y Competitividad (Espanha), intitulado “Justicia y mujer. Los tribunales penales en la definición de una identidad de género. Castilla y Portugal (1550-1800)”. Entre as suas obras contam-se: La Mujer Imaginada. Visión literaria de la mujer castellana en el barroco, Badajoz, Editorial abecedario, 2010; De la Mancebía a la Clausura. La casa de Recogidas de Magdalena de San Jerónimo y el convento de San Felipe de la Penitencia (Valladolid, siglos XVI-XIX), Valladolid, 2014.

Obras editadas na IUC:

As Mulheres Perante os Tribunais do Antigo Regime na Península Ibérica