Imprensa da Universidade

Miriam C. Peixoto

Professora associada I da Universidade Federal de Minas Gerais, membro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG, junto ao qual coordena a linha de Pesquisa em Filosofia Antiga e Medieval, e pesquisador do Grupo Filosofia Antiga - GFA da mesma instituição. Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985), graduação em Filosofia na UFMG e na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1989-1991), mestrado em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (1995, bolsista CAPES) e doutorado em Filosofia na Université Strasbourg II - Marc Bloch (França, 2000, bolsista CAPES). Realizou estágio de pós-doutoramento com bolsa da CAPES na modalidade Estágio Sénior na Università degli Studi di Napoli Federico II (Itália, 2010-2011). Desde 2011 é membro efetivo da diretoria da International Association for Presocratics Studies - IAPS. Desde 2008 é membro da Associacion Latinoamericana de Filosofia Antigua - ALFA. Faz parte do Conselho Editorial da Coleção Sabedoria Antiga das Edições Loyola e da Coleção FAJE da mesma editora. Tem experiência na área de Filosofia Antiga, com ênfase em Filosofia Pré-Socrática, interessando-se principalmente pelos seguintes temas: Antropologia, psicologia, filosofia da natureza, Atomismo antigo, ética, medicina antiga, recepçao e transmissao da filosofia pré-socrática.

Obras editadas pela IUC:

Dos Homens e suas Ideias: Estudos sobre as Vidas de Diógenes Laércio