Imprensa da Universidade

Adrião Proença

Nasceu a 30 de Agosto de 1947, na vila do Rochoso, concelho da Guarda, onde frequentou o ensino primário. Fez o curso liceal no Liceu Nacional da Guarda.
Doutorado em 1991 em Cirurgia/Ortopedia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde desde 1999 exercia as funções de Professor Associado com Agregação.
Estagiou ou visitou 17 centros ortopédicos estrangeiros de reconhecido mérito, publicou e apresentou dezenas de comunicações e trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais. Organizou ou colaborou na organização de 18 cursos ou congressos da especialidade de ortopedia. Foram-lhe atribuídos 13 prémios científicos.
Foi Diretor do Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra de Agosto de 1999 a Outubro de 2005. Exerceu diversos cargos na Ordem dos Médicos (1985-1990), na Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (Secretário Geral no biénio 1997-1998 e Presidente no ano de 2003), na Faculdade de Medicina de Coimbra (Membro da Assembleia de Representantes em 1997), na European Hip Society (representante português desde a sua fundação até Junho de 2005).
Em 1982 criou e assumiu a coordenação do Banco de Ossos dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Foi pioneiro na introdução de novas técnicas cirúrgicas no nosso país, nomeadamente em patologia da anca e da coluna.

Obras editadas na IUC:

Ortopedia e Traumatologia. Noções Essenciais