Imprensa da Universidade

Alcir Pécora

Alcir Pécora é Professor Titular de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (SP-Brasil) e membro da Accademia Ambrosiana de Milão, junto à Seção Borromaica. Entre outras obras, escreveu Máquina de Gêneros (Edusp, 2001) e Rudimentos da Vida Coletiva (Ateliê, 2002). É organizador de A Arte de Morrer do Padre Antonio Vieira (Nova Alexandria, 94), Escritos Históricos e Políticos do Padre Vieira (Martins Fontes, 95), Sermões I e II (Hedra, 2000-2001); As Excelências do Governador (Companhia das Letras, 2002), em co-autoria com Stuart Schwartz; Índice das Coisas Mais Notáveis (Hedra, 2010), Por que Ler Hilda Hilst (Globo, 2010). Editou as Obras Reunidas de Hilda Hilst e de Roberto Piva (Globo). Atualmente, prepara a edição da obra teatral de Plínio Marcos. Em Portugal, foi organizador da antologia de contos contemporâneos brasileiros, Lembranças do Presente (Cotovia, 2006).

Obras editadas na IUC:

Teatro do sacramento: a unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antonio Vieira