Imprensa da Universidade

Aliete Cunha-Oliveira

É licenciada em enfermagem, mestre em Saúde Pública e doutoranda em Ciências da Enfermagem na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS 20).

Enfermeira Graduada, do Centro de Saúde de Celas desde 1998 e Enfermeira do Centro de Atendimento de Jovens, de Coimbra, desde 1999. Responsável pela área de Saúde dos Adolescentes da Unidade Coordenadora Funcional (UCF) - Saúde dos Adolescentes, de Coimbra, da Sub-Região de Saúde de Coimbra, 2006.

Os seus principais interesses de investigação centram-se nos domínios da dinâmica, motivação e determinantes dos comportamentos de saúde nos jovens, na saúde sexual dos adolescentes e jovens adultos, nas práticas preventivas do VIH/sida e na educação pelos pares e ainda na História da Enfermagem e da responsabilidade profissional dos enfermeiros. É autora e co-autora de diversos artigos e capítulos de livros.

Obras editadas na IUC:

Preservativo, Sida e Saúde Pública