Imprensa da Universidade

Américo da Costa Ramalho

Américo da Costa Ramalho (1921-2013), natural de Almeida, foi um distinto aluno do Liceu D. João III, licenciou-se em 1945 em Filologia Clássica, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com 18 valores. Foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura na Universidade de Oxford (1947-1949), onde teve mestres eminentes, como Fraenkel, Dodds, Denniston. Em 1954, foi nomeado Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo ensinado, entre 1959-1962, na New York University como “Visiting Professor of Portuguese”.

Iniciando o seu insigne cursus honorum universitário na área de Literatura Grega, o Professor Américo da Costa Ramalho impôs-se, na Academia nacional e internacional, pelo seu saber e vasta obra de referência na área de Literatura Neolatina, do Humanismo Português do Renascimento.

Altos cargos desempenhou na sua Faculdade e na sua Universidade.

Foi académico de número da Academia das Ciências de Lisboa, membro efectivo da Academia Portuguesa de História, membro da Hispanic Society of America, da Société des Études Latines (Paris), da Société Européene de Culture (Veneza) e da Real Academia de la Historia (Madrid). Foram-lhe atribuídos pela Academia Portuguesa de História o Prémio Laranjo Coelho e o Prémio de História Calouste Gulbenkian e “Presença de Portugal no Mundo”. Foi ainda agraciado com a Comenda da “Ordine al Merito della Republica Italiana”.

Obras editadas na IUC:

Diálogo sobre a Missão dos Embaixadores Japoneses à Cúria Romana