Imprensa da Universidade

Ana Paula Egas

Licenciou-se em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 1989. Entre 1989 e 1991 trabalhou na indústria química (NARES) como responsável pelo Laboratório de Controlo de Qualidade. Em 1991 iniciou funções como Assistente Estagiário no Departamento de Engenharia Química da FCTUC e seguidamente foi Assistente Convidada entre 1995 e 2006. Encontra-se a concluir a sua tese de doutoramento que versa a modelização da linha de fabrico da Pasta para Papel e tem vários artigos científicos publicados nesta área de estudo. Neste âmbito participou em diversos projetos de investigação co-financiados pela indústria papeleira nacional. Recebeu duas menções honrosas por trabalhos apresentados em conferências internacionais (1989 e 2003).

Durante o tempo em que foi docente lecionou, entre outras, as aulas teórico-práticas das disciplinas de Estequiometria Industrial (das licenciaturas em Química Industrial e Engenharia Química), Balanços e Simulação de Processos e Projeto Industrial (da licenciatura em Engenharia Química) e Balanços de Matéria e Energia (da licenciatura em Engenharia do Ambiente). Foi neste âmbito que surgiu o interesse na elaboração do presente manual.

Obras editadas na IUC:

Fundamentos de Balanços de Energia