Imprensa da Universidade

Ana Leonor Pereira

Doutorada em História da Cultura com a dissertação “Darwin em Portugal. Filosofia. História. Engenharia Social 1865-1914” (2 vols., 1998). É Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Grupo de História e Sociologia da Ciência do CEIS20 da mesma Universidade. Os seus interesses de investigação preferenciais são: história da cultura, história da cultura científica, história das ideias, história das ideias científicas, história da medicina, história da farmácia, história das ciências da vida, sublinhando-se projectos sobre a história do corpo, a história da psiquiatria, a história da higiene e da saúde pública, a história da farmácia, dos alimentos, medicamentos e venenos, bem como a história do darwinismo em Portugal. Tem coordenado e participado em projectos de investigação nacionais e internacionais neste âmbito, alguns financiados pela FCT, FCG e Ministerio de Ciencia e Innovación (Espanha). É autora / co-autora de mais de 150 publicações sob a forma de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas e obras colectivas em Portugal e no estrangeiro e é autora / co-autora de comunicações e conferências apresentadas em reuniões nacionais e internacionais. Integra redes de investigação internacionais. Além das teses de mestrado e doutoramento orientadas, em 2011 é orientadora /co-orientadora de onze doutoramentos e pós doutoramentos dos quais nove financiados pela FCT.

Obras editadas na IUC:

A Natureza, as suas Histórias e os seus Caminhos