Imprensa da Universidade

António Amorim da Costa

António Marinho Amorim da Costa, Professor Catedrático Jubilado (2009) no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Tendo concluído, com distinção, o curso de Filosofia e Teologia no Instituto Superior de Carcavelos, em 1964, e o de Química na Universidade de Coimbra, em 1970, doutorou-se em Química, em 1976, na Universidade de Southampton, Inglaterra, em 1976. Durante mais de três décadas dedicou-se à investigação em Química-Física Molecular e em História e Filosofia das Ciências. Tem mais de duas centenas de trabalhos científicos publicados em livro, colectâneas e revistas científicas da especialidade, nacionais e internacionais, nas áreas que cultivou. Em particular, na área da Química-Física Molecular, foi durante mais de uma década, o Coordenador Cientifico da Unidade de I&D que integrou, e na área da História e Filosofia das Ciências foi Sócio Fundador da Sociedade Portuguesa de História e Filosofia das Ciências (1989) e Sócio Fundador do Núcleo da História da Química da Sociedade Portuguesa de Química (2007)

Obras editadas na IUC:

Ciência e Mito