a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

António Olaio

Artista plástico, é também professor auxiliar de nomeação definitiva no Departamento de Arquitetura da FCTUC sendo responsável pelas disciplinas de Desenho II e de Conceitos e Práticas da Arte Contemporânea.
Em 1994 apresentou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica no Departamento de Arquitetura da FCTUC, tendo como tema do trabalho de síntese: Desenho e artifício.
Em Janeiro de 2000 foi aprovado o seu Doutoramento tendo como tema de dissertação: O campo da arte, segundo Marcel Duchamp.
As relações conceptuais que estabelece na sua investigação/produção plástica levam-no à utilização de diversos meios expressivos como a pintura, a música e o vídeo, percurso que não é alheio a uma forte ligação à performance, no sublinhar das potencialidades comunicativas da obra de arte para além de cada materialização objetual.
Expõe a sua obra regularmente, tendo realizado exposições individuais em Lisboa, Porto, Coimbra, Mallorca, Berlin, Frankfurt, Nova Iorque.
A condição plural da sua atividade artística potencia a trans-disciplinaridade, manifestando-se nas relações que, no ensino, estabelece entre as artes plásticas e a arquitetura.

Obras publicadas na IUC:

Desenho. Percepção e Investigação Formal