Imprensa da Universidade

António Resende de Oliveira

Professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde integra o Instituto de História e Teoria das Ideias, doutorou-se com uma tese sobre os cancioneiros trovadorescos galego-portugueses, tendo publicado vários livros e ensaios onde procu­rou equacionar a canção trovadoresca à luz das necessidades dos meios nobiliárquicos do Ocidente peninsular e reavaliar a interpretação de alguma da produção satírica de trovadores e jograis. A participação em várias obras coletivas e a apresentação de co­municações em Congressos resultaram num alargamento da sua investigação a diferentes aspetos da cultura medieval portuguesa, com particular incidência na produção cultural da nobreza. Prossegue, com Leontina Ventura, o estudo da linhagem dos Briteiros, pes­quisa da qual foram já publicados quatro ensaios sobre diversos vetores da trajetória política, patrimonial e cultural desta importante família medieval. O presente trabalho, em co-autoria com a mesma historiadora, insere-se num projeto de edição e estudo da chancelaria de D. Afonso III.

Obras editadas pela IUC:

Chancelaria de D. Afonso III - Livro I