Imprensa da Universidade

Bráulio de Almeida e Sousa

O autor iniciou a sua carreira de trabalho em Psiquiatria como aluno da Escola de Enfermagem Psiquiátrica no Hospital Sobral Cid, em 1948.

Em 1959 terminou o curso de Medicina e ingressou no Dispensário Central da Zona Sul do I.A.P.

Em 1963 obteve uma bolsa do Governo Francês para estudar “investigação em psicofarmacologia clínica” no serviço de Deniker em Ste. Anne, Paris. Findo o tempo de bolseiro, ingressa como Interno no Hospital de Saint-Alban, berço do movimento, da Psicoterapia Institucional.

Regressado a Portugal em 1969 é convidado a instalar e dirigir o recentemente criado Centro de Saúde Mental de Setúbal, onde trabalhou até requerer a sua aposentação, em 1992, na sequência da decisão ministerial de extinguir os Centros de Saúde Mental.

Foi co-fundador da SPESM e da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco à qual continua ativamente ligado.

Obras editadas na IUC:

Psicoterapia Institucional: Memória e Actualidade