Imprensa da Universidade

Brian Franklin Head

Depois de estudar na academia militar de West Point, prestou serviço como oficial no Corpo de Comunicações, onde teve algumas missões como intérprete para português e francês. Fez mestrados (M. A.) em Francês e Espanhol (Colorado College, 1960) e em Estudos Luso-Brasileiros (Universidade de Wisconsin-Madison, 1961), e completou o doutoramento (Ph. D.) em Linguística na Universidade do Texas-Austin (1964) com especialização em línguas românicas e semíticas.
Foi professor de linguística em várias universidades: a Universidade do Texas-Austin, a Universidade de Coimbra, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Católica de Valparaíso, Chile, a Universidade Estadual de Nova Iorque em Albany (SUNY/Albany), a Universidade do Minho.
Tem sido professor de diversas áreas das Ciências da Linguagem, mormente a fonética, dialectologia, a linguística histórica, a variação e mudança linguísticas, a fonoaudiologia e a filologia. Os seus numeros trabalhos são destes mesmos domínios.

Obras publicadas na IUC:
Plan pour l'éducation d'un jeune seigneur russe: manuscrito de Ribeiro Sanches (1766): leitura, transcrição, tradução e comentários filológicos