VERSÃO BETA

Carlos Alberto Gonçalves

Professor Associado com Agregação, nasceu em Luanda, Angola, em 1955. Ingressou na Faculdade de Medicina de Luanda em 1973, tendo aí concluído o 1º ano, após o que se transferiu, em 1974, para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde terminou a licenciatura em 1979. Ainda como aluno do 3º ano do curso de Medicina, foi contratado, após concurso público, como Monitor da Disciplina de Histologia e Embriologia. Doutorou-se em Histologia e Embriologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1998, tendo prestado provas de Agregação na mesma Universidade em 2006. Foi membro fundador de Centro de Histofisiologia, Patologia Experimental e Biologia do Desenvolvimento – FCT, desenvolvendo trababa­lho de investigação na área do desenvolvimento pulmonar.

É Director do Instituto de Histologia e Embriologia Professor Doutor Costa Simões da Faculdade de Medicina de Coimbra desde 2009. É Encarregado de Regência das Disciplinas de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra desde 2009.

Efectuou o Internato Complementar da Especialidade de Pediatria no Serviço de Pediatria Médica do Centro Hospi­talar de Coimbra de 1984 a 1989. Foi um dos elementos fundadores da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais da Maternidade dos HUC, que iniciou a sua actividade em 1992. Na Carreira Hospitalar é Assistente Hospitalar Graduado do quadro do Serviço de Neonatalogia dos HUC. É membro da Direcção do Colégio da Subespecialidade de Neonatalogia da Ordem dos Médicos.

As suas principais áreas de interesse científico são: Histologia, Embriologia, Biologia do Desenvolvimento, Biologia Celular e Molecular, Microscopia de Luz e Electrónica, Citoquímica e Imunocitoquímica. Das suas publicações destacam-se: "O Sistema Elástico Pulmonar e a sua Modulação pela Vitamina A. Alguns Aspectos Morfológicos e Bioquímicos", Tese de Doutoramento apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, 1998; "Surfactante Pulmonar". Edição Lepori, 2002; "Study of the elastic fibres framework of the rat lung, in New Trends in Microanatomy", Bairos, V.A., Gonçalves, C.A. and Figueiredo, M.H.ed. P. Motta, pág. 431- 439, Il Sedicesimo, Firenze, 1995; "The elastic network of the adult rat lung, in Recent Advances in Microscopy of Cells, Tissues and Organs", Gonçalves, C., Figueiredo, M.H. and Bairos, V. ed. P. Mota, pág. 463-466, Antonio Delfino Editore, 1997; "Metabolic Pathways and Modulating Effects of Vitamin A", Rodrigues, P., Gonçalves, C. and Bairos, B. Current Medicinal Chemistry – Immun. Endoc & Metab Agents (2004) 4:119-142.

Obras editadas na IUC:

Histologia. Texto e Imagens