Imprensa da Universidade

Filipe Caseiro Alves

É Professor Catedrático da cadeira de Imagiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Diretor da Clínica Universitária de Imagiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Entre outros cargos foi Vice-Presidente da FNS, Presidente da Direção da Associação Nacional de Unidades de Diagnóstico por Imagem (ANAUDI), Vice-presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear (SPRMN) e Presidente do Colégio da Especialidade de Radiodiagnóstico da Ordem dos Médicos.
Participa em vários projetos de investigação e publicou já vários trabalhos científicos entre os quais:
Mathieu D, Coffin C, Kobeiter H, Caseiro-Alves F, et al. Unexpected MR-T1 enhancement of endocrine liver metastases with mangafodipir. JMRI 1999.
Caseiro Alves F. MR-Contrast Agents in Liver Tumors. Eur Radiol 1999; 9(4):779-780.
Coffin CM, Diche T, Mahfouz A, Alexandre M, Caseiro-Alves F, Rahmouni A, Vasile N, Mathieu D. Benign and malignant hepatocellular tumors: evaluation of tumoral enhancement after mangafodipir trisodium injection on MR imaging. Eur Radiol 1999;9(3):444-449.
Caseiro-Alves F, Gonçalo M, Cruz L, Ilharco J, Leite J, Agostinho A, Castro e Sousa F, Vilaça-Ramos H. Water enema computed tomography (WE-CT) in the local staging of low colo-rectal neoplasms: comparison with transrectal ultrasound. Abdom Imaging 1998; 23:370-374.
Caseiro Alves F, Soares PB, Marques MC, Martins M, Teixeira L, Coelho P, Carvalho A, Perdigoto R, Santos R, Castro e Sousa F. Liver tumor detection on cirrhosis: comparison of non-enhanced, SPIO-enhanced MRI and lipiodol-CT. J Hepatol 1998, suppl 1,28:89.

Obras editadas na IUC:

Curso de Imagiologia Clínica (DVD)