Imprensa da Universidade

Cláudia Andrade

Diplomada em Interpretação/Teatro do Gesto pela Escola Estudis de Teatre (Barcelona), é mestra em Teatro e Comunidade pela ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema).

Trabalha como actriz desde 1993 em diversos projetos com o Teatro Meridional, Teatro da Cornucópia, o Trigo Limpo teatro ACERT, Quarto Período-o-do-Prazer, o Teatro do Morcego, o Théâtre de la Mezzanine, Cia Jordi Bertrán, Próxima Estação, entre outros. Teve formação com Marcia Haufrecht, Neville Tranter, Norman Taylor, Alain Gautré, Philippe Gaulier, Christophe Marchand, Claire Heggen e Monika Pagneux em diversas áreas como movimento, clown, bufão, manipulação de marionetes, canto e dança aérea. Colaborou e concebeu vários projetos para o serviço educativo do CCB, do Teatro Maria Matos e Culturgest, tendo desenvolvido espetáculos na área de teatro comunitário, como é o caso de Um Elo chamado Jarmelo (com as populações do Jarmelo), Cientistas ao Palco (integrado na European Researchers’ Night) e Inesquecível Emília (no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo). Recentemente participou num intercâmbio artístico com o grupo de teatro comunitário Pompapeytriasos (Buenos Aires, Argentina). É colaboradora do CIAC e integra a Rede de Investigadores de Teatro Comunitário.

Obras editadas na IUC:

Coro: corpo coletivo e espaço poético