Imprensa da Universidade

Cristina Martins

Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Linguística Aplicada pela mesma universidade (2004). Tem desenvolvido investigação nas áreas do bilinguismo, contacto de línguas, aquisição/aprendizagem de L2, desenvolvimento metalinguístico e processamento psicolinguístico. Sendo autora de um conjunto de trabalhos sobre a situação sociolinguística do mirandês, nos anos mais recentes tem orientado as suas pesquisas numa perspetiva fundamentalmente psicolinguística. Nesta linha, tem vindo a colaborar com investigadores da área da Psicologia e da Medicina na construção e adaptação de instrumentos de avaliação neuropsicológica. Resultante da atividade docente, as áreas privilegiadas têm sido a Psicolinguística, o ensino de português como língua materna e como L2, a Fonética, a Fonologia e a Morfologia do Português. É coordenadora do Curso de Mestrado em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira (FLUC), tendo sido, igualmente, entre 2007 e 2009, coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA: Unidade de I&D 287/FCT).

Obras editadas na IUC:

Línguas em Contacto