Imprensa da Universidade

Diogo Falcão Ferrer

Diogo Falcão Ferrer nasceu no Rio de Janeiro, é Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde tem lecionado cursos de Ontologia, Antropologia Filosófica, Filosofia da Linguagem, Estética e Filosofia e Arquitetura entre outros. Doutorado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, lecionou na Universidade de Évora e ministrou cursos como Professor Convidado na Universidade Federal de São Carlos, na Universidade de Toulouse le-Mirail e na Universidade de Salamanca, entre outras. Colaborou com largas dezenas de artigos e conferências, em publicações e congressos filosóficos em Portugal, Brasil, Espanha, França e Alemanha. Traduziu para o português algumas das principais obras de J. G. Fichte e de E. Husserl.
As suas principais publicações são: D. Ferrer, A Génese do Significado. Introdução à Filosofia de Hegel, Porto, 2015 [no prelo]; D. Ferrer, O Sistema da Incompletude: A Doutrina da Ciência de Fichte de 1794 a 1804, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014; D. Ferrer, Lógica e Realidade em Hegel. A Ciência da Lógica e o Problema da Fundamentação do Sistema, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2006. D. Ferrer & T. Pedro (Coord.), Schellings Philosophie der Freiheit. Aufsätze zu der ‘Philosophischen Untersuchungen über das Wesen der menschlichen Freiheit’, Ergon, Würzburg, 2012; D. Ferrer (Coord.), Método e Métodos do Pensamento Filosófico, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2007.

Obras editadas na IUC:

Método e Métodos do Pensamento Filosófico

O Sistema da Incompletude. A Doutrina da Ciência de Fichte

A Filosofia Transcendental e a sua crítica: idealismo, fenomenologia, hermenêutica