Imprensa da Universidade

Elza Miné

Possui graduação em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1957), Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1970), Pós Doutorado no King's Colege da Universidade de Londres (1972-1973), Livre Docência pela Universidade de São Paulo (1991). Foi professora convidada – Estudos luso-brasileiros - da State University of New York at Stony Brook (1979- 1980), onde também atuou como consultora curricular estrangeira. Atualmente é professora visitante do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários na Universidade de Mato Grosso, e professora colaboradora (aposentada) da Área de Pós Graduação Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo. É pesquisadora Senior do CNPq. Suas atividades de docência e pesquisa realizam-se, notadamente, nos campos da Literatura e Imprensa no século XIX (Brasil e Portugal), da produção jornalística de Eça de Queirós, das relações da Geração de 70, especialmente Eça e Batalha Reis, com o Brasil , e da Crítica textual (autores modernos): edições críticas e comentadas. É membro do Conselho Editorial da revista Queirosiana, da revista Via  Atlântica, USP,  e do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queirós, Tormes, Portugal.

Obras editadas na IUC:

Alguns homens de meu tempo e outras memórias de Jaime Batalha Reis