Imprensa da Universidade

Fernando Taveira da Fonseca

Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Presidente do Instituto de História Económica e Social. É ainda Secretário da Direção da História da Universidade em Portugal, obra coletiva em vias de publicação, e Membro da Comissão Científica da Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da UNESCO. Foi Vogal do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras. Os seus interesses de investigação centram-se na história económica e social (Época Moderna), história das universidades e história da educação. Destacam-se, entre outras publicações: "A Universidade de Coimbra (1700-1771). Estudo social e económico", dissertação de doutoramento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1992. Impressa na coleção dos "Acta Universitatis Conimbrigensis (Septingentesimo Natali Edita)", Coimbra, Por Ordem da Universidade, 1995; "As Finanças"; "Os corpos académicos e os servidores: professores; estudantes, funcionários; o governo da Universidade"; "A Teologia"; "A Medicina"; "O saber universitário e os universitários no Ultramar", capítulos da História da Universidade em Portugal, vol. I, 2ª parte (1537-1772), Coimbra-Lisboa, Universidade de Coimbra – Fundação Calouste Gulbenkian, 1997; "Os Estatutos da Universidade de Coimbra de 1597: a consolidação de um paradigma educativo". In: Las Universidades Hispánicas de la monarquia de los Austrias al centralismo liberal. Salamanca: Universidad de Salamanca-Junta de Castilla y León, 2000, pp. 191-205; “Early Modern Coimbra: the town and the university”. In: Coimbra Group Seminar "University and town: a dynamic simbyosis", Lovaina, 2000, pp. 73-85; "Propostas pedagógicas de Garrett: conteúdo e contexto", in Almeida Garrett: um romântico, um moderno, Actas do Congresso Internacional comemorativo do bicentenário do nascimento do escritor, 2 vol.s, Lisboa, INCM, 2003, vol. II, pp. 199-236.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3280-5009

Obras editadas na IUC: