Imprensa da Universidade

Fernando Ilharco

Médico Psiquiatra, nasceu em Lamego, em 1901, e faleceu em Lisboa em 1985. Depois de terminar o liceu, com dezasseis anos, matriculou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa na qual se doutorou em 1926. O Professor Sobral Cid, que o tivera como aluno, convidou-o a trabalhar com ele, passando a frequentar as consultas particulares do mestre.
Ingressou pouco depois, como assistente livre, no Manicómio Bombarda; em 1925, foi nomeado assistente da Clínica Psiquiátrica da Faculdade de Medicina, função que desempenhou até Junho de 1942, data em que foi nomeado Chefe de Serviço Médico do Hospital Júlio de Matos, então recentemente inaugurado.
Em 1945 foi nomeado Diretor do Centro de Assistência Psiquiátrica da Zona Sul, assim como do respetivo Dispensário Central, onde pôs em prática as suas estratégias de servir a assistência psiquiátrica e a prevenção da Saúde Mental, nomeadamente nas pessoas mais desfavorecidas. Conseguiu assim criar vários organismos com o objetivo de descentralizar os serviços de Psiquiatria.
Foi sócio fundador da Liga Portuguesa da Higiene Mental e em 1958 foi nomeado diretor do Instituto de Assistência Psiquiátrica, cargo que desempenhou até à sua aposentação, em 1971.

Obras editadas na IUC:

Apontamentos das Lições de Psiquiatria