Imprensa da Universidade

Fernando Manuel da Silva Rebelo

Foi Vice-Reitor (1986-1996) e Reitor (1998-2002) da Universidade de Coimbra. Nasceu em Espinho (1943) e fez os seus estudos primários e secundários no Porto e universitários em Coimbra. Licenciou-se em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1966), com a tese Vertentes do Rio Dueça. Assistente eventual desta Faculdade a partir de 1 de Junho de 1966, passou a Assistente (1969) e doutorou-se em Geografia Física (1975), com a tese Serras de Valongo - Estudo de Geomorfologia. Foi, então, Professor Auxiliar (1975-1978) e Professor Extraordinário (1978-1982), sendo Professor Catedrático da mesma Faculdade desde 1982. É Sócio Correspondente Nacional da Academia das Ciências de Lisboa (1993), tendo sido condecorado com a "Grã Cruz da Ordem de Mayo al Mérito", da Argentina (2001), bem como com a "Grã Cruz da Ordem Renascença do Piauí" (2001) e com o grau de "Grande Oficial da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul", do Brasil (2002).

Ao longo da sua carreira na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, leccionou, também, embora esporadicamente, nas Universidade de Aveiro, Açores, Porto, Lisboa, Limoges e Paris I (Panthéon-Sorbonne), e proferiu conferências em muitas outras, entre as quais 17 Universidades do Brasil, mas também em Universidade de outros países, como as de Manchester (Reino Unido), León, Huelva e Internacional da Andaluzia (Espanha), Nacional de Córdova (Argentina), Macau (RAEM/China) e Estudos Estrangeiros de Quioto (Japão).

Colaborou na Verbo, Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, com cerca de 400 notas ou pequenos artigos. Além disso, entre livros, capítulos de livros, artigos, notas e recensões, tem mais de 250 títulos publicados.

Obras editadas na IUC:

Geografia Física e Riscos Naturais

Riscos Naturais e Acção Antrópica: Estudos e Reflexões

Percurso de um Reitor da Universidade de Coimbra [1998-2002]

Portugal. Geografia, paisagens e interdisciplinaridade

Viajando por Angola em 1696: Caderno de campo de um geógrafo: transcrição, ilustração, notas e comentários