Imprensa da Universidade

Fernando J. Regateiro

Fernando de Jesus Regateiro nasceu em Portugal, no lugar de Ermida, concelho de Mira, a 25 de Julho de 1952. É casado e pai de dois filhos.

Professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e regente da disciplina de Genética.

Académico titular da cadeira n.º XL da Academia Portuguesa de Medicina.

Autor do livro “Manual de Genética Médica” (IUC, 2003), co-autor de mais 15 livros, e autor ou co-autor de cerca de 200 trabalhos científicos.

Possui a “competência em gestão de serviços de saúde” pela Ordem dos Médicos.

Presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra (desde 1 de Maio de 2007).

Desde Dezembro de 2001, é deputado à Assembleia Municipal do Concelho de Mira, sendo, desde 2005, Presidente desta Assembleia. Desde Janeiro de 2009, é Presidente da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego.

Foi Presidente da direção da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra.

Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Foi Presidente do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Centro (2005-2007).

Foi Diretor do Centro de Histocompatibilidade do Centro.

Na Universidade de Coimbra foi Pró-reitor, Diretor da Imprensa da Universidade e membro do Conselho Científico-Cultural, da Assembleia da Universidade e do Conselho Social da Universidade.

Na Faculdade de Medicina foi membro da Assembleia para Elaboração dos Estatutos e da Assembleia de Representantes, foi presidente do Gabinete de Apoio à Investigação, e vice-presidente e um dos proponentes do CIMAGO - Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia.

Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Educação.

Foi Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, vogal da Comissão de Classificação de Espectáculos, juiz social do Tribunal de Família e Menores de Coimbra, vogal do Conselho de Opinião da Radiodifusão Portuguesa, Presidente da direcção da Orquestra de Câmara de Coimbra e Presidente da Assembleia da Grande Área Metropolitana de Coimbra.

Obras editadas na IUC:

Imprensa da Universidade de Coimbra: Uma História Dentro da História