Imprensa da Universidade

Filomena Botelho

Nasceu em Manteigas em 28 de Julho de 1957. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1981 e apresentou, em 1992, a Tese de Doutoramento em Medicina (Ciências Fisiológicas – Biofísica), na Universidade de Coimbra.

Docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra desde 1988 é, atualmente, Professora Catedrática de Biofísica e Diretora do Instituto de Biofísica/Biomatemática da mesma Faculdade.

O seu percurso profissional é também marcada por um forte interesse na área da investigação científica, nomeadamente, Biofísica, desenvolvimento de modelos animais para doenças humanas (cancro, isquémia cardíaca), oncologia nuclear (da biologia molecular à imagem molecular), terapia fotodinâmica em modelos in vitro e in vivo e radiofarmácia.

É autora ou co-autora de 103 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e mais de 500 trabalhos científicos apresentados em reuniões científicas nacionais e internacionais.

É membro de 11 Sociedades Científicas nacionais e internacionais.

Desde Julho de 2007 é Vice-Diretora do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde da Universidade de Coimbra.

Obras editadas na IUC:

Biofísica Médica. Exercícios Práticos