Imprensa da Universidade

Francisco José de Almeida Cardoso

Professor Auxiliar do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Professor Auxiliar Visitante da Universidade da Beira Interior. É ainda Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu, responsável pela Unidade de Automação e Instrumentação Industrial do Instituto Pedro Nunes e responsável pelo Grupo de Automação e Instrumentação Industrial do Centro de Instrumentação do Departamento de Física da FCTUC. Foi Diretor do Instituto Pedro Nunes. As suas áreas de interesse científico são: Sistemas de Automação e Instrumentação Industrial, Instrumentação Científica, Redes de Sensores, Arquiteturas avançadas de sistemas para tempo real. Das várias publicações efetuadas destacam-se: "H-NetCAD – Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água", José Alfeu Almeida de Sá Marques, Francisco José de Almeida Cardoso, Joaquim Sousa, Francisco Ferreira Francisco, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000; “Remote Applications Programming in CANopen-Based Distributed Embedded Systems”, Francisco J. A. Cardoso, Bruno J. F. Ribeiro Proc. 1st Inter. Conf. on Information Technology in Mechatronics, Istanbul, Turkey, October 1-3, 2001, pp.268-272; “Rapid Prototyping of Embedded Systems: CANopen and the Virtual Instrumentation Approach”, Francisco J. A. Cardoso, Bruno J. F. Ribeiro,Proc. 1st Inter. Conf. on Information Technology in Mechatronics, Istanbul, Turkey, October 1-3, 2001, pp.273-278; “Highly Integrated Management of Urban Water Supply Systems”, Francisco J. A. Cardoso, José Alfeu A. Sá Marques, Francisco F. Francisco, Joaquim J. O. Sousa, C. Matas, and S. Storelli,In Proceedings of DMinUCE - Second International Conference on Decision Making in Urban and Civil Engineering, London, 6-8 November 2002, CD ROM, (8 pages); "R-NetCAD – Sistemas Urbanos de Drenagem de Águas Residuais", José Alfeu Almeida de Sá Marques, Francisco José de Almeida Cardoso, Joaquim Sousa, Francisco Ferreira Francisco, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2003.

Obras editadas na IUC:

H-NetCad - Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água  (software)

H-NetCad - Projecto Assistido por Computador de Sistemas Urbanos de Abastecimento de Águas

R-NetCad - Sistemas Urbanos de Drenagem de Águas Residuais