Imprensa da Universidade

Maria da Graça Campos

É Doutorada em Farmácia pela Universidade de Coimbra onde é atualmente Professora Auxiliar e Presidente do Conselho Pedagógico. É responsável pela orientação das teses de doutoramento e mestrado em Farmacognosia e Fitoterapia.
As suas principais áreas de interesse são: Isoflavonas com atividade “estrogénio-like” usadas em THS na pós-menopausa; flavonas “benzodiazepina-like” estabilizadoras do humor e reguladoras do sono; atividade anti-tumoral, antioxidante e antiradicalar dos flavonoides.
Nos últimos 20 anos publicou vários artigos científicos, capítulos e livros entre os quais se destacam:
- Campos M. G., Proença da Cunha A., “Efeitos Tóxicos Provocados por Plantas Espontâneas de Portugal”. Ed. Associação Nacional de Farmácias, Lisboa. 2001;
- Coleta M., Batista M. T., Campos M. G., Carvalho R., Cotrim M. D., Lima T. C. M., P. da Cunha A. "Neuropharmacological evaluation of the putative anxiolytic effect of Passiflora edulis Sims., its sub-fractions and flavonoid constituents. Phytotherapy Research";
- Almaraz-Abarca N., Campos M. G., Ávila-Reyes J. A. , Naranjo-Jiménez N., Herrera Corral J., Silvia González-Valdez L. "Antioxidant Activity Of Monofloral Honeybee-Collected Pollen Of Mesquite (Prosopis Juliflora, Leguminosae)" Journal of Food Composition and Analysis.
Desde  2004 que é investigadora principal no projecto internacional “IHC work group on bee pollen standards” – integrado no IHC Group “Standards for bee products other than honey” - Normas de Controlo de Qualidade a propor à Comunidade Europeia como Directiva Comum.

Obras editadas na IUC:

Structure Information From HPLC and On-line Measured Absorption Spectra