Imprensa da Universidade

Giuseppe Marcocci

Giuseppe Marcocci (1979) é Doutor em História pela Scuola Normale Superiore de Pisa (Itália) e atualmente é professor de História Moderna na Università degli Studi della Tuscia, em Viterbo (Itália). Entre os seus âmbitos de investigação destacam-se a história política, cultural e religiosa do Mundo Ibérico da Idade Moderna, com especial atenção para o caso português.

Os seus interesses compreendem a história dos impérios, da escravidão e das missões extra-europeias, bem como a história da justiça do Antigo Regime, com particular atenção pela Inquisição. Além de numerosos artigos publicados em revistas e obras coletivas, é autor de dois livros I custodi dell'ortodossia. Inquisizione e Chiesa nel Portogallo del Cinquecento (2004) e L'invenzione di un imperio. Politica e cultura nel mondo portoghese, 1450-1600 (2011), e co-organizador do volume L'Europa divisa e nuovi mondi (2011).

Foi membro da Comissão Editorial do Dizionario storico dell'Inquisizione, dirigido por Adriano Prosperi, 4 vols. (2010).

Obras editadas na IUC:

A Consciência de um Império: Portugal e o seu mundo (sécs. XV-XVII)