Imprensa da Universidade

Helena Maria de Oliveira Freitas

Professora Catedrática no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra. A sua principal área de investigação é a ecologia vegetal, com especial incidência sobre a ecofisiologia de populações e comunidades vegetais terrestres e costeiras. Das suas publicações destacam-se: "Tipos de micorrizas em áreas sujeitas a diferentes usos do solo", Gonçalves, S.C., Sedlmayr, A., Castro, H., Gonçalves, M.T. e Freitas, H., Revista de Biologia, 2005; "Understory floristic heterogeneity within a Mediterranean oak forest: how much is explained by edaphic, spatial and overstory components?", Maltez-Mouro S., García, L.V., Marañón, T. & Freitas, H., Revista de Biologia, 2005; "Micorrizas em Ammophila arenaria - comparação entre dois sistemas dunares, Santos, J.; Schreck Reis, C.; Gonçalves, M.T. & Freitas, H., Rev. Biol., 2004; "Caracterização molecular por AFLP de isolados do fungo ectomicorrízico Cenococcum geophilum de solos ultramáficos do NE de Portugal", Portugal, A.; Vieira, R. & Freitas, H., Revista das Ciências Agrárias, 2004; "Aspectos cariológicos do fungo ectomicorrízico Cenococcum geophilum de áreas ultramáficas do NE de Portugal", Portugal, A, Vieira, R., Gonçalves, S.C. & Freitas, H., Boletim da Sociedade Broteriana, vol. LXX: 171-179, 2002.

Obras editadas na IUC:

A Mesma Origem Nocturna. Esculturas de Rui Chafes no Jardim Botânico