Imprensa da Universidade

Hélia Marchante

Concluiu a licenciatura em Biologia (Universidade de Coimbra) em 1997, o mestrado em Ecologia (Impactes da invasão por Acacia na biodiversidade dos ecossistemas dunares; Universidade de Coimbra) em 2001, e o doutoramento em Biologia, especialidade Ecologia (Invasão de ecossistemas dunares por Acacia longifolia, incluindo avaliação de impactes, resiliência do sistema e controlo biológico; Universidade de Coimbra em colaboração com a Universidade de Cape Town, África do Sul) em 2011.

É docente na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC/IPC) desde 1997, onde leciona sobretudo da área da Biologia, Botânica e Ecologia Vegetal, orienta estágios e faz parte de Órgãos Académicos. Foi Presidente do Conselho Pedagógico de fevereiro 2010 a maio 2012.

Realiza investigação científica (Investigadora Integrada no Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra) em ecologia das invasões biológicas, incluindo controlo de plantas invasoras e recuperação de áreas invadidas; publica em revistas da especialidade e participa em projetos científicos com regularidade. Tem-se ainda dedicado a divulgação de ciência, formação profissional e consultoria na área de investigação.

Obras editadas na IUC:

Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras de Portugal Continental