Imprensa da Universidade

Irene Vaquinhas

Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Diretora do II Ciclo de “História, Especialidade em Museologia” e membro do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os seus interesses científicos e temas de investigação incidem sobre a História económica e social dos sécs. XIX e XX, muito em particular, a história rural, a história da violência, a história das mulheres e a história da vida privada. Tem publicado vários trabalhos nestas áreas entre os quais: Violência, justiça e sociedade rural. Os campos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Penacova de 1858 a 1918 (Porto, Edições Afrontamento, 1996); “Senhoras e mulheresna sociedade portuguesa do século XIX (Lisboa, Editorial Colibri, Janeiro 2000); “L´ historiographie sur les femmes au Portugal: le XIXe siècle”, Écrire l´histoire des femmes en Europe du Sud XIXe-XXe Siècles. Writing Women’s History in Southern Europe 19th-20th Centuries” (Oeiras, Celta Editora, 2003, pp. 49-66); Nem Gatas Borralheiras, Nem Bonecas de Luxo. As Mulheres Portuguesas Sob o Olhar da História (Séculos XIX-XX)", (Lisboa, Livros Horizonte, Junho 2005); "Nome de Código 33856. Os "jogos de fortuna ou azar" em Portugal entre a repressão e a tolerância. (De finais do século XIX a 1927)" (Lisboa, Livros Horizonte, 2006). Colaborou na História de Portugal, direção de José Mattoso, vol. V. - O liberalismo (1807-1890), Lisboa, Círculo de Leitores, 1993.

Obras editadas na IUC:

Imprensa da Universidade de Coimbra: Uma História Dentro da História