Imprensa da Universidade

Isabel M. A. Fonseca

Licenciada em Engenharia Química (1980), Mestre em Química Física (1984) e Doutora em Engenharia Química, área de Termodinâmica Aplicada (1991), pela Universidade de Coimbra.

Tem lecionado diversas disciplinas das licenciaturas em Engenharia Química, Química Industrial, Engenharia dos Materiais e Engenharia do Ambiente: Estequiometria Industrial, Balanços e Simulação de Processos, Propriedades Termofísicas, Balanços de Matéria e Energia, Termodinâmica e diversas disciplinas de índole laboratorial. É autora de vários manuais escolares no âmbito destas disciplinas.

Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação nos domínios do equilíbrio de fases (ELV a baixas temperaturas e solubilidade G/L) e propriedades termofísicas, no âmbito dos quais tem orientado diversos alunos de pós-graduação. Publicou mais de quatro dezenas de artigos em revistas internacionais e efetuou diversas comunicações em congressos.

Pertenceu à Comissão de Estudos de Pós-Graduação do Departa­mento de Engenharia Química de 1994 a 1997, tendo coordenado as candidaturas ao programa PRODEQ II e III. Foi Vice-Presidente da Comissão Executiva do Departamento de Engenharia Química, tendo sido responsável pelo pelouro financeiro durante os anos 2005 e 2006.

Obras editadas na IUC:

Fundamentos de Balanço de Energia